Cenário p/ Zhora de "Blade Runner" 

 

 

Sinopse de “Blade Runner”

O filme descreve um futuro (2019) em que a humanidade inicia a colonização espacial, para o que cria seres geneticamente alterados -replicantes- utilizados em tarefas pesadas, perigosas ou degradantes nas novas colónias. Fabricados pela Tyrell Corporation como sendo "mais humanos que os humanos", os modelos Nexus-6 são fisicamente idênticos aos humanos, mas são mais fortes e ágeis. Devido a problemas de instabilidade emocional e reduzida empatia, os replicantes são sujeitos a um desenvolvimento agressivo, pelo que o seu período de vida é limitado a quatro anos.

Após um motim, a presença dos replicantes na terra é proibida, sendo criada uma força policial especial -blade runners-  para os caçar e "aposentar" (matar).

O filme relata como um ex-blade runner, Deckard (Harrison Ford) é levado a voltar à ativa para caçar um grupo de replicantes que se rebelou e veio para a Terra à procura do seu criador, para tentar aumentar o seu período de vida e escapar da morte que se aproxima.

  

Zhora (Joanna Cassidy) é uma das personagens do filme “Blade Runner” (1982), este foi visionado na aula de Projecto I, com o propósito de criar-mos um cenário/espaço para uma determinada personagem, escolhida pelo aluno.

A personagem que escolhi foi a Zhora, uma mulher (replicante) muito sensual e bastante ágil, que actuava na zona alterne da cidade. Esta personagem aparece na figura à esquerda, na qual aparece o poster do filme como mancha de água e as três imagens mais perceptíveis são de Zhora, em acção no filme.

 

Memória descritiva:

O cenário aqui apresentado não projecta muita luz, mas objectivo seria ter pontos fixos de luz, que apontariam para os espelhos redondos existentes nas paredes e estes reflectiriam num espelho maior no centro do tecto que projectaria luz directamente de cima. O espaço não teria liminusidade perceptível nele todo, ou seja haveria zonas de sombra para ofuscar a personagem. O efeito das paredes foi inspirado na personagem, na cena em que esta surge com uns objectos reflectores no corpo. A peça central do cenário seria um género “gaiola”, com um baloiço e uma cama redonda por baixo, para a personagem fazer os seus shows de dança. A gaiola nasceu, pelo simples facto de Zhora ser uma pessoa muito ágil, assim seria mais uma forma dela se exercitar, utilizando as grades como elemento do seu espectáculo de erotismo. As cores escolhidas reflectiram também a seu forma de se vestir (Látex e cabedal).

 

Ficha técnica:

Cenário para Zhora de "Blade Runner"

Materiais: K-line (5 mm), esferovite, arame, corrente metálica, napa, cola, tinta, purpurina e etc.

Dimensões: 40 cm x 40 cm x 40 cm.

Data: Jun./ 2001

 

Romper do Universo 

Na disciplina de Técnicas de Representação, o professor lançou a proposta de desenvolver um ambiente (em maqueta) que transmitisse o que seria para nós o início do Universo.

 

 

Memória Descritiva:

No meu ponto de vista o inicio do universo seria o “0”, o nada. Daí ter escolhido estes dois tipos de materiais (acrílico e vidro) para assim o representar pois eles são transparentes, nesta maqueta realizei um corte num canto que representaria a entrada noutra dimensão onde aí se ganharia a forma e se deixaria de haver apenas transparências. A forma que está aqui representada em metal seria um ser, que representa um grande ponto de interrogação. Este ser, questiona aquele rasgão no canto e se vale a pena atravessar ou não.

 

 

 

 

 

Ficha técnica:

Romper do Universo

Materiais: Acrílico (0,4mm), arame, cola e vidro.

Dimensões: 35 cm x 35 cm x 35 cm.

Data: Dez./ 2000

Tecnologias I

Madeiras

 

 

 

 

Este objecto foi proposto pelo professor de tecnologias de madeiras, para nós alunos termos a percepção da forma como se executam objectos em madeira. A madeira veio em bruto para as nossas mãos e nós tivemos que realizar todos os processos até atingir o objectivo final, esta peça acabada e envernizada.

 

 

 

 

 

Ficha técnica:

Suporte livros

Materiais: Pinho envernizado.

Dimensões: 24 cm x 22 cm x 16 cm.

Data: Dez./ 2000