Vaso Regador 

Objectivo:

Criar um objecto contentor e retentor de água para plantas.

Com este projecto pretende-se criar um vaso, com algumas características especiais; como permitir uma rega contínua na planta, sem se necessitar de estar constantemente a regar a planta (objecto com função de regador), tendo em conta que esta se alimenta de luz e água. Outro objectivo é também a reformulação formal do prato retentor de água, em que o aspecto principal é que este não permita verter água fora do vaso.

 

 

Trata-se de um vaso composto por duas peças em argila, no qual a peça a) não leva nenhum tipo de vidrado e é onde a planta será colocada. A peça b) é o contentor e retentor de água (o prato), logo as suas paredes interiores serão vidradas, não permitindo que a sujidade no recipiente exterior, passe.

 

A humidade da terra é um factor fundamental, e as necessidades das plantas variam principalmente na primavera e no verão.

No verão, as plantas colocadas em vasos de barro, não vidrado: necessitam de três ou quatro regas diárias durante as horas de sol, (devido à porosidade do recipiente, pois a argila se não levar nenhum tipo de vidrado é bastante porosa). Os vasos de plástico: são impermeáveis, limitam a evaporação da água e retêm a humidade durante mais tempo.

Um método clássico de rega consiste em mergulhar um vaso de cerâmica sem vidrado num tanque de água. Ou seja a cerâmica como é porosa deixa a planta se alimentar conforme as suas necessidades e posto isto chegou-se a um consenso, a melhor opção seria projectar o vaso todo no mesmo material e com a tecnologia que fosse mais favorável, que neste caso mostrou-se ser a argila, devido às suas características de excelente drenante (porosa).   

Só a face interior da peça b) será vidrada, visto que a água (do contentor) em contacto com a cerâmica em alguns períodos de tempo cria uma espécie uma camada musgosa. E também porque, o vidrado se torna impermeável, limitando a evaporação da água e retendo a humidade durante mais tempo.

 

 

Facilita a reposição de água;

Permite uma boa relação produto/utilizador;

 

As funções desejadas foram conseguidas pelo que a planta alimenta-se por si só, a partir do contentor de água. As peças entre si são de fácil manutenção. A planta tem condições de se desenvolver, permitindo ao utilizador uma manutenção regular mensal.

 

 

Facilita duas formas de utilização (eventualmente quando se necessita de mais um vaso).

 

Ficha técnica:

Vaso Regador

Materiais: Argila c/ vidrado e argila s/ vidrado.  

Dimensões:

Data:

 

IN'NOVA

Objectivo:

Criar três objectos utilitários do lar, não necessariamente teriam que fazer parte de uma colecção, nem tão pouco pertencer ao mesmo espaço, a proposta pode abranger muitos objectos e tipologias diferentes. Depois de observar situações do dia a dia acabei por me direccionar para objectos utilitários de arrumação. Na cozinha encontrei dois, o porta talheres e a caixa do pão. O terceiro objecto pode ser para um quarto, ou qualquer espaço de arrumação.

 

Porta talheres

 

Ficha técnica:

Porta talheres

Materiais: PVC e silicone. 

Dimensões: 45 cm x 36 cm x 5cm.

Data: 2003.

 

Providenciar um bom acondicionamento dos talheres no seu devido porta talheres sem que estes se misturem uns com os outros, como por exemplo, facas com garfos, assim como colheres com garfos ou até mesmo os talheres todos misturados, foi a preocupação numero um no desenvolver deste projecto. É normal querer-mos a nossa gaveta arrumada de modo a obter-mos um prático manuseamento.

Daí a necessidade de criar um porta talheres em que os mesmos fossem obrigados a manter o seu local fixo sem se espalharem por toda a superfície do porta talheres.

Este objecto seria uma peça única, mas composta por dois tipos de materiais que seriam submetidos a uma colagem térmica. O material que se encontra representado na figura de cima a cinzento seria um género de PVC, já o componente representado a vermelho na figura, teria que ser bastante mais flexível, logo poderia ser silicone.  

Como se pode verificar nesta figura, é fácil tirar os talheres. E também é verificável que estes continuam arrumados depois do seu uso.

 

Bread Box

 

Ficha técnica:

Bread Box

Materiais: Plástico e realizado atravéz de molde. 

Dimensões: 35 cm x 30 cm x 18,5cm.

Data: 2003.

 

É normal termos em nossas casas, o pão do dia (pão de padeiro), por outro lado também é normal termos o prático pão de forma. Devido á sua forma e ao facto de já vir cortado, torna-o mais frágil que o outro.

Desta forma pensei em criar uma caixa de pão que, separasse os dois tipos de pão.

 

Sistema de mantagem:

 Várias vistas do objecto:

 

Hanger of belts

Os cintos são acessórios que mesmo depois de enrolado, ocupam sempre um certo espaço dentro da gaveta e por vezes até ganham formatos, não desejados quando dobrados ou comprimidos, para terem uma melhor arrumação.

Posto isto pensei que o melhor seria criar um utensílio, que não ocupa-se muito espaço. Sendo assim verifiquei que a forma mais prática seria, o cabide.

Objecto em uso:

 

 

Ficha técnica:

Hanger of belts

Materiais: Metal lacado.  

Dimensões: 35 cm x 35 cm x 2cm.

Data: 2003.